Série de Quadrinhos da “Eugênia, a Engenheira” vence prêmio Anamatra

A série de quadrinhos “Eugênia, a Engenheira”, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), foi a primeira colocada – entre 188 trabalhos inscritos – na categoria Cidadã, da 7ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. A decisão do júri foi divulgada nesta quarta-feira, 9 de novembro.

O “Projeto Eugenia” foi idealizado em Salvador, em 2013 durante a reunião do Coletivo de Mulheres da Fisenge sediada pelo Senge- BA e lançado oficialmente durante as comemorações do Dia internacional da Mulher – 8 de março, na sede da Fisenge, com o objetivo de pautar questões sobre direitos humanos com recorte de gênero numa categoria majoritariamente masculina como é a Engenharia. Os quadrinhos, que narram histórias da personagem-título, uma engenheira negra, de 40 anos, trabalhadora de uma empresa pública, abordam questões relacionadas aos direitos trabalhistas e sociais, como o racismo, o assédio e as terceirizações de uma perspectiva feminista.

Em comunicado oficial, a diretora da Mulher da Fisenge Simone Baía, afirmou que “Eugênia” é uma narrativa “inclusiva que se propõe a fortalecer o diálogo e o avanço da luta de todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores” e dedicou o prêmio a todas as mulheres. A vice-presidente do Senge-BA, Engenheira de Alimentos Márcia Nori, destacou a importância da Fisenge, como entidade sindical, ter inovado a sua forma de comunicação e ter seu mérito reconhecido através da premiação de uma associação de magistrados.” Esta premiação ressalta e reafirma a importância do trabalho das profissionais da Engenharia através dos Coletivos de Mulheres, que, no regaste da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres, se destacaram propondo técnicas inovadoras de comunicação direta garantindo esclarecimentos à sociedade sobre luta constante dos sindicatos por igualdade de direitos”.

Acesse aqui todas as publicações dos quadrinhos da Eugênia.

icon_eug