O Sindicato de Engenheiros da Bahia – Senge-BA é uma entidade autônoma, desvinculada do Estado, sem fins lucrativos, constituída para fins de coordenação, defesa e representação dos engenheiros e engenheiras, na base territorial do Estado da Bahia. Fundado em 27 de setembro de 1937, representa os profissionais da Engenharia, em todas as modalidades e nas diversas categorias de trabalhadores, abrangendo nível técnico, tecnólogo e pleno (superior completo).

Filiado a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – FISENGE, tem a diretoria composta por 10 membros, com eleição a cada 4 anos, além de seis delegacias sindicais (Região Metropolitana de Salvador – RMS, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Região Extremo Sul, Recôncavo).

O Senge-BA sempre atuou como agente importante nos movimentos sociais e  na defesa de uma vida mais digna para a  população, através da valorização profissional e da presença da Engenharia no processo de desenvolvimento do país. Nos últimos anos, esteve à frente dos movimentos pela democratização do país e da engenharia, à exemplo das campanhas Diretas Já e o Petróleo é Nosso. Muitos dos seus dirigentes lideraram a formação de novos sindicatos, como o SINDAE e do SINDPEC. Em seus 76 anos de história, marcou a luta em defesa do Salário Mínimo Profissional,  da garantia dos direitos profissionais e da ampliação da educação profissional de qualidade da área tecnológica.

O século XXI trouxe novos paradigmas do desenvolvimento sustentável. Os desafios demandam cada vez mais a participação dos profissionais da Engenharia. Exigem das entidades representativas um novo olhar para a atuação desse profissional e a sua articulação com a sociedade. É nesse contexto que o Senge-BA reafirma seu Compromisso com a Engenharia e o Brasil.