SOS BRASIL SOBERANO

SOS BRASIL SOBERANO

Combater a corrupção e apurar os desvios são obrigações do poder judiciário, do ministério público e de todo cidadão brasileiro. Não podem, porém ser utilizadas como escudo para justificar ilegalidades, perseguições políticas e rompimento da legalidade democrática. A instabilidade política, gerada pelo golpe de agosto de 2015, arrastou o Brasil para a mais aguda crise econômica, institucional e ética da História da República.

O setor de infraestrutura foi bastante afetado, assim como toda economia nacional, tendo em vista do peso do setor no PIB nacional (15%), no mercado de trabalho (22%) e seu impacto no comércio, serviços, transportes e no escoamento da produção agrícola nacional. A paralisação de obras de infraestrutura ou a interrupção do fluxo de pagamentos para as empresas de Engenharia nacional impactou negativamente a geração de empregos e a receita dos municípios, dos estados e da união.

A falência e/ou recuperação judicial das empresas de engenharia, teve como consequência a venda de ativos, perda de tecnologia e desnacionalização do setor, que era um dos poucos em que o Brasil era competitivo e com destacada atuação internacional.

A demora no estabelecimento de acordos de leniência com segurança jurídica com as empresas citadas na operação Lava Jato, teve como consequência a paralisação de obras e investimentos em Logística e infraestrutura, em vista da impossibilidade destas empresas contratarem serviços com o poder publico e de conseguir crédito e financiamento para participar das licitações e concessões. Diante deste quadro de perigo de retorno do Estado nacional brasileiro a uma condição subordinação econômica e politica às grandes potências internacionais, convocamos cidadãos e cidadãs, independente da filiação partidária, a defender a Soberania Nacional, justiça, e a democracia.

Em vista do impasse político e institucional, do sofrimento de milhões de desempregados, o avanço de pandemias antes extintas no país, o sucateamento dos  hospitais e da rede escolar, a falência dos entes federados e da destruição sistemática e consciente da capacidade tecnológica do Brasil, o Sindicato dos Engenheiros no Estado da Bahia, Federação de Sindicatos de Engenheiro e Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior da Bahia realizam o II SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO no dia 27 de abril de 2017 na Escola Politécnica da UFBA, com o objetivo de debater com a sociedade propostas para saída da crise com crescimento econômico, distribuição de renda, inclusão social e soberania nacional.

Está na hora de pensarmos no povo brasileiro.  Basta de intolerância e ódio. Viva o Brasil e a democracia.

 

Engenheiro Ubiratan Félix Pereira dos Santos

Professor do IFBA

Presidente do Senge -BA

Fechar Menu