TODOS CONTRA REFORMA TRABALHISTA

TODOS CONTRA REFORMA TRABALHISTA

Nesta sexta-feira (10), acontecerão paralisações e caminhadas durante todo dia no país. Em Salvador, a caminhada acontece a partir das 10h, no Campo Grande. A mobilização também contará com a região metropolitana e os interiores que estão localizadas regionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), com debates em praças públicas e atos na porta da Justiça do Trabalho e Previdência Social.

O dia 10 é o Dia Nacional da Mobilização, promovido pela CUT junto as centrais sindicais de todo país. Os protestos têm como objetivo chamar atenção para luta contra a retirada dos direitos trabalhistas, encaminhada pelo presidente Michel Temer e aprovada pelo Congresso Nacional, que alterou 100 itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e será vigorada neste sábado (11).

Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT disse em depoimento que este governo atual reprovado por quase 90% da população está destruindo conquistas de décadas que compromete o futuro a nação. A pesquisa realizada pela CUT-VOX Populi, em todos os estados do Brasil, entrevistou mais de 2000 brasileiros com mais de 16 anos de idade, residentes em áreas urbanas e rurais e afirma que no Nordeste 81% da população é contra a reforma trabalhista.

Entre as mudanças estão: negociações individuais entre patrões e empregados, sem a presença do sindicato, para assinar acordos de demissão, jornada de trabalho, banco de horas, parcelamento de férias e intervalos para amamentação.  Legalização do contrato de trabalho sem vínculo, sem direitos e garantias, chamado de trabalho intermitente, no qual o trabalhador só trabalha quando for chamado pelo patrão, e recebe de acordo com as horas de serviço prestadas, sem garantia nenhuma de que será chamado a trabalhar.

Card Greve

Fechar Menu