XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social – Eneds

XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social – Eneds

Estão abertas as inscrições do XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social – Eneds, que acontece nos dias 12 a 15/08/2015, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador-BA. As inscrições são gratuitas, sendo apenas solicitada a doação de 1kg de alimento não-perecível.

O evento terá como temática central a não neutralidade da ciência e da tecnologia, representada na seguinte frase-tema: “Por trás de cada tecnologia, há sempre uma ideologia”. A partir dessa concepção, o XII Eneds discutirá os valores que são incorporados no atual modelo de desenvolvimento tecnológico e as necessárias transformações no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) para a formação de engenheiros e engenheiras que desenvolvam tecnologias que incorporem outros valores, fundados na solidariedade, na ecologia e no desenvolvimento social justo e igualitário.

A programação do Encontro conta com uma palestra de abertura, três mesas redondas, uma seção de apresentação de artigos, um turno para minicursos, oficinas e rodas de diálogo, uma plenária final e eventos culturais. A palestra de abertura abordará o tema central, “Não-neutralidade da tecnologia”. Para os debates, a mesa 1 abordará “Engenharia e Autogestão”, que discutirá uma forma de organização do trabalho alternativa à relação desigual entre patrão e empregado. A mesa 2 trará o tema “O sistema energético e a construção de uma nação justa, soberana e sustentável”, com o objetivo de repensar o modelo de desenvolvimento energético do Brasil. Por fim, a mesa 3, com a temática “Racismo, machismo e LGBTfobia na engenharia”, problematizando as opressões sociais dentro do ambiente universitário e profissional da Engenharia.

O Evento – O ENEDS se propõe  uma ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento busca evidenciar a relação da engenharia, em todas as suas áreas de atuação, com o desenvolvimento social, fazendo conexões entre universidade, movimentos sociais e poder público.

A iniciativa reúne estudantes de graduação das Engenharias e áreas afins, professores, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores solidários, movimentos sociais, entidades da sociedade civil, políticos e membros do Estado no esforço de questionar as bases científicas do modelo de desenvolvimento atual que influem diretamente nas pesquisas e na formação em engenharia nas Universidades e centros de pesquisa do país.

Desde sua criação, em 2004, o evento traz várias pautas para problematização da academia e exemplos de projetos bem sucedidos na área de tecnologias sociais de baixo custo e impacto ambiental, economia solidária, organização de trabalhadores de forma associativa ou cooperada exercendo a democracia, diferentes formas de geração de trabalho e renda, economia social, políticas sociais e públicas, metodologias participativas e desenvolvimento local.

Saiba mais e inscreva-se AQUI.

Cartaz ENEDS

Fechar Menu