10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros acontece em agosto

A cidade de Búzios (RJ) será sede do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), entre os dias 27 e 30 de agosto. O Congresso – organizado pela Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge) e pelo o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge/RJ) – é um dos mais importantes fóruns de debate da categoria, com repercussão em todos os estados. Este ano, o Consenge irá homenagear o engenheiro e político brasileiro, Rubens Paiva. Com o tema “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge também debaterá dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho” (Veja aqui as propostas elaboradas pelos sindicatos nos seus encontros estaduais).

Para a palestra magna, no dia 27/8, já está confirmada a presença do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que falará sobre “Um projeto de nação para o Brasil”. Nesse dia, também será entregue uma homenagem à família de Rubens Paiva e uma exposição com curadoria do jornalista Vladimir Sacchetta, além do lançamento do livro “Fisenge 20 anos: duas décadas de lutas e esperanças”. No dia 28/8, a palestra “O Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional” será ministrada pelo ex-diretor da Cepal e professor da UFRJ, Ricardo Bielshowsky; pelo Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz Carvalho; e pela presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Bartíria Lima. No dia 29/8, a palestra sobre “O Papel do Movimento Sindical Frente às Modificações do Mundo do Trabalho” será ministrada pelo doutor em Sociologia pela USP e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Adalberto Moreira Cardoso; pelo secretário nacional de previdência, aposentados e pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro; e pela secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Junéia Batista.

De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, o Consenge tem o objetivo de debater os grandes temas nacionais e contribuir na formulação de políticas públicas. “Iremos debater o papel do Estado Brasileiro. Entendemos o Estado como elemento estruturante e indutor de desenvolvimento”, afirmou Bittencourt. O 10º Consenge irá desdobrar na elaboração e no envio de um documento aos candidatos à Presidência da República.

Sobre o Consenge
O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Homenagem a Rubens Paiva
2014 é o ano que marca os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil. Tempos sombrios de sequestros, torturas e assassinatos de mulheres e homens que lutaram e resistiram à ditadura. O golpe contou com a participação de militares e classes oligárquicas da sociedade civil, como os meios de comunicação. O sufocamento das liberdades individuais e coletivas instituiu uma ditadura militar no país. Nesse período, estudantes, artistas, religiosos progressistas, movimentos sociais e lideranças sindicais foram duramente perseguidos. Em 1966, no governo de Castelo Branco, que a lei 4.950-A, que estabelece o Salário Mínimo Profissional (SMP) das nossas profissões foi promulgada. A lei foi inspirada por uma ideia do engenheiro Rubens Paiva e elaborada pelo então deputado Almino Affonso. Ambos eram amigos e militantes das causas populares. Um país comprometido com as causas sociais precisa estar alicerçado em sua memória e verdade. Dedicamos nosso 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) a Rubens Paiva com a certeza de que lembrar é resistir.

Serviço:
O quê: 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros
Onde: Hotel Atlântico Búzios, localizado na Estrada da Usina, 294, Búzios (RJ)
Quando: 27 a 30 de agosto de 2014

Programação completa em: consenge.org