Selo de eficiência energética também para carros

Selo de eficiência energética também para carros

Escrito por Agência Gestão CT&I

Em busca de um maior controle sobre a produção de veículo no Brasil e o controle de emissão de gases que produzem o efeito estufa, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) convocou 36 fabricantes de veículos automotores para a 6ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A participação das empresas é voluntária e a atividade é coordenada pelo instituto.

No total, 495 modelos/versões de veículos serão inspecionados e poderão exibir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) afixadas nos vidros dianteiros. Esse número representa 10% a mais de tipos de meios de transporte automotivos acreditados pelo PBEV em relação a 2013. A ENCE classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua respectiva categoria e outras especificações, como a autonomia na relação quilômetro/litro de combustível – tanta na cidade quanto na estrada – e o nível de emissão de dióxido de carbono (CO²).

O sistema de ranqueamento da ENCE é similar ao usado em aparelhos eletrodomésticos, como fogões, geladeiras e televisores. Ou seja, são divididos em etiquetas coloridas que vão da letra “A” (que representa a maior eficiência) até a letra “E” (de menor eficiência).

Outra premiação

As avaliações serão feitas de acordo com a categoria em que o modelo se encaixa: subcompacto, compacto, médio, grande, extra grande, carga derivado, comercial, utilitário esportivo grande, fora-de-estrada (off Road), minivan e esportivo. Os automóveis mais eficientes e com as melhores classificações no PBEV, levando-se em conta a comparação relativa dentro da sua categoria e na comparação absoluta geral também receberão uma outra premiação: o Selo CONPET de Eficiência Energética, concedido pela Petrobras.

A lista final

A tabela com todos os dados e informações do PBEV está disponível no site www.inmetro.gov.br/pbe.

(Agência Gestão CT&I,  com informações do Inmetro)

Fechar Menu