03 de outubro: 66 anos da criação da Petrobras

A Petrobras completa 66 anos de fundação nesta quinta-feira 03 de outubro. A estatal chega a mais esta data sob ameaças de privatização e de encerramento de suas operações na Bahia, o que pode gerar sérias consequências para a economia do Estado.

Diante disso, a categoria dos petroleiros estará mobilizada durante todo o dia 03 em Salvador. Haverá um primeiro ato às 7h, no Trevo da Resistência, caminho de acesso à Refinaria Landulpho Alves e, mais tarde, às 16h, a manifestação será em frente ao edifício Torre Pituba, onde funciona a sede administrativa da Petrobrás.

A Federação Única dos Petroleiros produziu um jornal especial contando a história e a importância da Petrobrás para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O texto explica que “a descoberta do petróleo no Brasil se deu na Bahia, em 1939, no bairro do Lobato em Salvador. Era o governo de Getúlio Vargas e nacionalistas se mobilizavam para que o Estado assumisse o controle das reservas brasileiras, antes que as multinacionais se apropriassem do nosso petróleo. Em 1941 foi descoberto o primeiro campo de produção comercial, em Candeias, no Recôncavo Baiano. (O poço funciona até hoje, produzindo 15 barris de petróleo por dia).

Em abril de 1948 foi lançada a campanha “O Petróleo é nosso”, uma importante frente de resistência contra os entreguistas e de pressão sobre o governo e parlamentares. Em dezembro de 1951, Getúlio Vargas enviou ao Congresso um projeto de lei para a criação da empresa nacional de petróleo. A lei  levou dois anos para ser aprovada e foi sancionada pelo presidente em 03 de outubro de 1953. Nascia a Petróleo Brasileiro S.A com as atribuições de pesquisa, exploração, refino, transporte e sistema de dutos”.

Com informações do Sindipetro-BA e FUP