A Engenharia faz parte da nossa vida

No dia 11 de dezembro, comemoramos o dia do engenheiro e da engenheira. Neste dia, no longínquo ano de 1933 o Presidente Getúlio Vargas assinou o decreto regulamentando o exercício profissional da Engenharia e Arquitetura.

A Engenharia faz parte do nosso dia á dia, pois o resultado da atuação profissional dos Engenheiros esta presente quando: acordamos, alimentamos, deslocamos, comunicamos, divertimos, com certeza estaremos usufruindo de um projeto, um produto, uma obra que teve a participação de Engenheiros nas suas diferentes modalidades. A engenharia cumpre sua função social diariamente na cidade e no campo, ajudando a construir um País mais justo, desenvolvido e sustentável.

Os engenheiros e as empresas de engenharia brasileira nada devem em tecnologia, conhecimento e inovação as empresas e profissionais estrangeiras. As nossas empresas e profissionais executam obras e projetos em mais de 50 países espalhados em todos os continentes, com excelência e qualidade.

O PIL – Programa de Investimento e Logística tem previsão de investimentos em 5 anos na ordem de 750 bilhões de reais, todo o este investimento deverá contar com participação expressiva de profissionais de Engenharia, desafiando o Estado e a sociedade brasileira na priorização dos investimentos em educação, formação e capacitação de profissionais da área tecnológica que consiga atender os seguintes pressupostos: Empreender, Inovar, Projetar, Executar e Gerenciar.

Apesar da importância das Engenharias na vida cotidiana do cidadão, apenas 9 % dos concluintes do ensino médio ingressam nas carreiras tecnológicas. Em vista deste quadro é fundamental atrair jovens para os cursos de Engenharia, diminuir a evasão (em torno de 30 % nos dois primeiros anos da graduação) e aproximar a Universidade das empresas, tornando a formação e os cursos mais atuais e conectados com realidade social econômica do Brasil. Apenas para exemplificar na China 33 % dos graduados são Engenheiros, na Coreia do Sul 65 %, estes talvez seja um dos motivos destes países serem exportadores de produtos com alta tecnologia agregada.

É necessário que neste dia festivo, que a sociedade e o poder público reflitam como é importante atuação deste profissional na construção do bem estar do ser humano. A luta das nossas entidades pela valorização profissional, pelo cumprimento do Salário Mínimo Profissional (SMP) e o reconhecimento da engenharia como carreira de Estado como são os juízes e os promotores públicos, são medidas fundamentais para aumento da capacidade e da eficiência do Estado Brasileiro. Além disto, é fundamental que os governos federal, estadual e municipal efetivem a implantação da Engenharia Pública como instrumento que garanta o acesso da população de baixa renda a assistência técnica de qualidade.

Apesar dos avanços dos últimos anos, ainda não vivemos em um ambiente perfeito para a engenharia e a sociedade. O Estado brasileiro está em disputa e cabe aos engenheiros exercer um papel estratégico na construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

Para finalizar, neste dia festivo gostaríamos de reafirmar o nosso Compromisso com a Engenharia e o Brasil.

Fisenge_Revista para o site

Engenheiro Civil Ubiratan Félix