Agenda de Desenvolvimento Bahia homenageia Bautista Vidal.

Agenda de Desenvolvimento Bahia homenageia Bautista Vidal.

IMG_4886 pequeno

Com o intuito de debater e conhecer novas ideias para desenvolvimento da Bahia, a Agenda de Desenvolvimento Bahia, com o tema A Energia como propulsora do avanço econômico e social, uma série de encontros  realizados pelo Crea-Ba em homenagem aos 120 anos do Instituto Politécnico da Bahia. O II Fórum, intitulado José Walter Bautista Vidal, que é uma homenagem ao Engenheiro formado pela Universidade Federal da Bahia, que fez mestrado no Rio e doutorado em física nuclear em Stanford, nos EUA. Bautista Vida, é referencia na produção de energia, um novo sistema energético,  também foi responsável pela implantação de 30 instituições de pesquisas e centros tecnológicos, no Brasil.IMG_4898 pequeno

O evento que foi realizado nesta sexta (29), contou com uma ampla programação, onde foi abordado diversos temas ligados a energias renováveis e não renováveis, desenvolvimento e sustentabilidade.  A mesa de abertura foi representada por profissionais renomados.  O presidente do IFBA, Caiuby Alves da Costa, fez a abertura desejando a todos evento repleto de conhecimento, “ espero que através dos debates promovidos hoje, possamos avançar para um pais mais equânime, mas desenvolvido e mais justo para todos. “ afirmou o engenheiro.

IMG_4901pequeno

Segundo o Presidente do Senge Bahia, Ubiratan Félix, o Brasil hoje é muito mais rico em recursos naturais do que por exemplo a China e Índia, ainda assim não está no mesmo nível socioeconômico.  ” O Brasil precisa investir cada vez mais em tecnologia e desenvolvimento. A chave para a riqueza é o conhecimento, a engenharia permite o desenvolvimento do país. Então viva a Engenharia, viva o Brasil!” Enfatizou o Engenheiro.

IMG_4932pequeno

No período da manhã, os participantes apreciaram palestras relacionadas às Energias não renováveis, como a palestra “Petróleo, gás, Campos maduros e desenvolvimento” , ministrado por Haroldo Lima.  Para ela, cresce no mundo a substituição da energia de origem fóssil para as renováveis. ” O Brasil precisa de energia e recursos. Por isso é descabido dizer que o pré-sal é reserva para os próximos 100 anos. ” afirmou o Haroldo, que acredita na Petrobras como o futuro do nosso país, por isso é preciso defendê-la e focar no pré-sal.

IMG_4939 pequeno

Já pela tarde, as palestras foram sobre Energias Renováveis. O professor Osvaldo Soliano (UFRB)  apresentou o tema Energias Renováveis: vantagens e limitações, ele evidenciou a potencia energética que o Brasil possui e enfatizou a fonte de energia solar como um grande diferencial para o futuro.

Fechar Menu