Alckmin pedirá ajuda à Dilma para enfrentar a crise de água

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (29) que preparou um pacote de novos pleitos à presidente Dilma Rousseff (PT) para combater a crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo. Todas as exigências citadas por Alckmin vieram acompanhadas por críticas às medidas do governo federal tomadas ao longo do ano em relação ao saneamento.

A primeira delas, disse o governador em visita às obras de uma unidade de saúde em Santos, no litoral paulista, será fazer com que a União estabeleça o abastecimento humano como uma prioridade. Ele citou como exemplo a represa do rio Jaguari, responsável pelo abastecimento do Vale do Paraíba, do Rio de Janeiro e de Campinas.

“O Operador Nacional do Sistema obrigou a fazer a abertura das águas a ponto de ameaçar uma intervenção na Cesp [Companhia Energética de São Paulo]. A represa tinha 40%, hoje ela tem 12%. Essa água toda foi embora para produzir energia elétrica”, disse o governador. O segundo pleito é que e Dilma acabe com o PIS/Cofins, imposto cobrado pelo governo federal.

*Com informações da Agência Estado