Bicicleta, um meio de transporte saudável.

Bicicleta, um meio de transporte saudável.

Fernanda Lima -Assessoria de Comunicação Senge Ba

O planejamento urbano assegura a melhoria da qualidade de vida da população.  Tendo isso em vista o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de extrema importância para a gestão e planejamento da mobilidade urbana, pois tem como objetivo abordar a problemática de todos os deslocamentos de pessoas e cargas de uma cidade, assim como ordenar seu fluxo.

A prioridade do PMU deve ser os transporte ativos (a pé e bicicleta) sobre os motorizados e dos transporte públicos sobre os individuais( carro e moto). Os impactos positivos na inclusão da bicicleta nesse processo são inúmeros, tanto no âmbito econômico  quanto social. Essas inclusão permite a democratização do espaço público e a inclusão social, além de reduzir a poluição ambiental.

Renata, com sua bicicleta dobrável.
Renata, com sua bicicleta dobrável.

Para Renata, Professora de Francês do Instituto de Letras da UFBA e integrante do coletivo Mobicidade,  a inserção da bicicleta em Salvador é muito tímida, apesar de existir ciclovias, seria necessário a introdução de outras ações para melhorar a mobilidade.  ” Acredito que o poder publico deveria investir em diversas ações, como por exemplo, investir em política de educação no transito, uma infraestrutura maior, como paraciclos. “

“Tudo é questão da conscientização, muitas vezes o motorista não tem conhecimento das ciclofaixas, então é preciso garantir a segurança dos ciclistas e pedestres.” afirmou a participante do Mobicidade. O Coletivo Mobicidade procura promover e articular ações para o uso da bicicleta como meio de locomoção urbana assim como a sua integração com os demais modos de transporte na Região Metropolitana de Salvador.

Renata, utiliza bicicleta como meio de transporte urbano em seu cotidiano desde 2012, em busca de algo mais saudável e para fugir do estresse do trânsito.  ” Vá em frente, procura alguém que já esteja acostumado a andar no trânsito. Vale a pena, é uma opção saudável para o meio ambiente e para o ciclista” indicou Renata.

 

Para mais informações sobre Mobilidade Urbana:

https://www.facebook.com/Mobicidadessa/home

http://bicicletanosplanos.org/como-participar/guia/

http://boletim.mdt.org.br/portal/

 

Fechar Menu