Notícias
fora collor 02out

Com apoio do Senge-BA, site reúne história do “Fora Collor”

O site “Fora Collor 25 anos” foi outro lançamento da noite de 29 de setembro, que iniciou as comemorações do aniversário do Senge-BA. Idealizado pelo professor e pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia, Penildon  Silva Filho, o site reúne documentos, matérias jornalísticas, fotos, trabalhos acadêmicos e depoimentos que resgatam a história do movimento que levou à abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo e que culminou com a sua renúncia em 1992. O objetivo, segundo Penildon, é servir como fonte de pesquisa histórica de uma época ainda pouco registrada. É ainda um canal para receber informações sobre o “Fora Collor” de qualquer pessoa ou instituição que tenham interesse em compartilhar: “É um site colaborativo, quem tiver conteúdo pode enviar para a gente”, disse o professor. O presidente do Senge-BA, Ubiratan Félix lembrou de sua própria militância no movimento estudantil e saudou a todos/as que participaram daquele momento histórico, destacando a importância de “resgatar a história e se ver nesse processo”.

Participou ainda no lançamento, o advogado Alexandre Sales Vieira, que era dirigente regional da UNE na época. Ele falou sobre o orgulho de ter participado daquele movimento e afirmou que a política precisava ser resgatada no Brasil:”o país precisa de política, precisa de projetos. Nós precisamos, de alguma forma, apresentar para a sociedade o nosso projeto, aglutinar novamente nosso povo para reagir”, disse. Para ele, a capacidade de reação passa também pela construção da unidade: “naquela época foi fundamental o apoio das centrais sindicais, dos sindicatos e outras organizações. Precisamos estar juntos novamente”.

O site é dedicado a Leonardo Rocha e Ivana Chastinet, militantes do Fora Collor já falecidos. Todas as fotos foram cedidas pelo fotógrafo Zeca Peixoto que também estava presente no lançamento. 

fora colllor

Voltar para notícias