Conta de luz pode subir para pagar indenizações

As empresas do setor elétrico que aderiram ao plano de redução das tarifas devem receber um montante superior ao esperado pelas novas indenizações prometidas pelo governo. Isso, porque para quitação, pode ocorrer o aumento das taxas de energia.

Está sendo estudado um reajuste excepcional das tarifas, como forma de ressarcir as empresas de transmissão que aderiram ao plano. Segundo estimativas preliminares, a ação pode acarretar em um aumento de 1,5 ponto percentual aos consumidores finais.

A medida, anunciada em 11 de setembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, pretendia renovar as concessões em troca de queda das tarifas.

O governo também definiu uma linha de corte para indenizar as transmissoras a partir de 31 de maio de 2000. Investimentos anteriores àquele ano foram abatidos, sem direito a ressarcimentos.

*Com informações do Valor Econômico