Dia Mundial da Água: diretora do Senge-BA fala sobre importância da água

Por Giovana Marques (Ascom Senge-BA)

Como recurso fundamental de todos os ecossistemas do planeta, a conscientização sobre a preservação da água é abordada por movimentos sociais e eventos mundiais. E hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas em 1992.

O Sindicado dos Engenheiros da Bahia acreditando na gestão sustentável das edificações, condomínios e empresas, apostou num sistema de captação de água da chuva, em seu auditório.  A diretora do Senge-BA e Engª Sanitarista Ambiental, Mariluce Domingos, explicou que a água da chuva é captada pelo telhado superficial, levada para o reservatório no fundo do auditório, onde é armazenada e drenada, depois bombeada para um mezanino que fica na parte superior do prédio e logo após é distribuída para fins não potáveis. Ou seja, a água é utilizada principalmente para as descargas dos 4 banheiros, para larvar todo pátio e para molhar os jardins.

“O sistema foi criado após a construção do prédio novo, ele gerou economia da água e evitou o volume de água nas ruas, além da conta de água permanecer a mesma. Por exemplo, se todos os prédios residências começassem a utilizar esse sistema, reduziria o volume que é distribuído na rede e, ocasionaria num funcionamento melhor. Fora os resíduos que são jogados indevidamente nas ruas que fazem entupir as calhas e bueiros, sem eles também melhoraria a vazão desse volume” disse Mariluce.

Necessária tanto para atividades cotidianas como para o desenvolvimento econômico de um país, com a água é possível gerar energia, produzir alimentos e produtos de consumo, entre outras atividades. Por isso, a urgência da economia deste recurso natural e como deve ser utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia Mundial da Água.

Para a Engenheira, todos devem ter respeito pela água, já que está presente em todas as ações do dia, na engenharia, nas indústrias, na parte urbana e rural das cidades, entre outras. “A água é um bem que está para nos servir, então precisamos ter cuidado”, afirma ela.