Dia Mundial Sem Carro: Salvador recebe projeto de bicicletas gratuitas

Dia Mundial Sem Carro: Salvador recebe projeto de bicicletas gratuitas

O movimento de apoio ao uso de bicicletas como meio de transporte tem crescido a cada ano no país com o Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta segunda-feira, 22. Em Salvador, o incentivo começou com a implantação do Salvador Vai de Bike – projeto da prefeitura que passou a disponibilizar bicicletas  em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

Nesta segunda foi divulgado pela prefeitura um projeto que dará continuidade às ações de incentivo ao uso de bicicleta, o “Bike Comunidade”. Ainda sem data de lançamento prevista, a iniciativa pretende criar uma estação de compartilhamento gratuito feito em alvenaria com 27 bicicletas utilitárias com garupa e cesta frontal. Serão três bicicletas especiais para carga pesada e um triciclo para cadeirante.

O acesso às bicicletas será gratuito, através de um cadastro das residências por bairro. Cada casa terá a possibilidade de registrar até três pessoas.

Segundo a assessoria da prefeitura, o projeto está fase final de diálogos com empresas privadas para viabilizar a primeira estação do “Bike Comunidade”.

História

O Dia Mundial Sem Carro começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século XX, e desde então se espalhou por diversos países.

A ideia da data é trazer reflexões sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento nos grandes centros urbanos.

Fechar Menu