Fisenge divulga manifesto sobre eleições do Confea

MANIFESTO POR ELEIÇÕES LIMPAS E TRANSPARENTES NO SISTEMA CONFEA/CREA

Mesmo respondendo a mais de 30  processos judiciais e  já com seus bens indisponibilizados  pela Justiça Federal, o atual presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), para se perpetuar no poder a qualquer custo articulou em todo o Brasil a impugnação de, praticamente, todas as candidaturas de oposição às eleições para presidência do Confea, dos Creas e das Caixas de Assistência da Mútua.

Orquestrou com a maioria dos conselheiros federais um verdadeiro golpe, mantendo mesmo sem motivo as impugnações. Candidaturas deferidas deixaram de apresentar os mesmos documentos que se cobra das candidaturas de oposição. Um situação que envergonha mais de um milhão de profissionais registrados.

As impugnações na Justiça  foram revertidas por alguns candidatos, mas o autoritarismo e a falta de respeito permanecem em alguns estados e no pleito federal, onde candidatos de oposição não são citados pelos veículos de comunicação institucional.

Tal atitude autoritária não tem precedentes na história do Sistema CONFEA/CREA. Chama a atenção e levanta dúvidas qual o real motivo que leva o atual presidente a tentar manter o poder, usando, sem limites, as formas mais inescrupulosas possíveis para eliminar opositores e impedi-los de participar do pleito. O Brasil amadureceu com a ampliação da Lei da Ficha Limpa e com o combate à corrupção. O Sistema Confea/CREA não pode retroceder.

Esta tentativa de golpe ataca a democracia e traz prejuízos irreparáveis para todas as candidaturas. É inadmissível que o maior Conselho Profissional do Brasil esteja mergulhado nesta lama. Está na hora de mudar. Novos ventos precisam soprar sobre o CONFEA e o CREA.

Considerando que um processo eleitoral viciado neste nível merece no mínimo, seu adiamento, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) ingressará com uma ação judicial propugnando pelo adiamento das eleições e solicitando que essas eleições aconteçam em um ambiente transparente e limpo e com interveniência do Ministério Público Federal. Em defesa da engenharia, da Agronomia e da Ética.

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)