GERT é discutida em plenária do Crea

Reunião ainda apresentou app de georreferenciamento da fiscalização

Foi apresentada na sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, realizada nesta segunda-feira (08) pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, engenheiro civil Ubiratan Félix, a Gratificação de Execução e Responsabilidade Técnica (GERT), voltada ao desempenho de atividades devidamente registradas por meio de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

A implantação da GERT é um dos principais eixos da campanha salarial de 2019 dos engenheiros e arquitetos da prefeitura municipal. A gratificação seria calculada mensalmente considerando a produtividade de cada profissional. Uma minuta do Projeto de Lei que regulamentaria a gratificação já foi elaborada pela Asmea – Associação dos Servidores Municipais Engenheiros e Arquitetos de Salvador. “A proposta é um incentivo aos profissionais que são comprometidos e atuantes, remunerando-os pelo esforço em trabalhar pelo crescimento da cidade”, afirma Félix.  (Assista aqui a apresentação, transmitida ao vivo na página do Crea-BA)

App – Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação do aplicativo de georreferenciamento que está sendo implantado para otimizar os serviços de fiscalização. O assunto foi apresentado pelo coordenador de tecnologia do Crea, Marcelo Pessoa. A ferramenta poderá identificar ARTs, viabilizar denúncias de obras irregulares, por parte da sociedade e de profissionais, bem como, definir as rotas a serem cumpridas pelas equipes de fiscalização.

De acordo com o presidente do Crea, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, o app vai tornar a fiscalização mais eficiente. “A ideia é que não só a fiscalização, mas também o cidadão identifique obras irregulares e denuncie. Estamos trabalhando para que a ferramenta funcione com e sem internet”, observa, chamando a atenção aos problemas de sinal em algumas regiões do interior e, principalmente, em empreendimentos de mineração.

Ainda na plenária foi eleita a conselheira e geógrafa Aline Correia da Silva como representante do plenário junto à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas e analisadas as indicações para medalha e livro do mérito do Sistema Confea/Crea – 2019. Foi também discutido o regimento e o plano de trabalho do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP).

Fonte: Ascom Crea-BA