Lançado Prêmio Arlindo Fragoso

Lançado Prêmio Arlindo Fragoso

Ao se falar em inovação e empreendedorismo, a memória histórica baiana traz uma grande referência da área tecnológica: o engenheiro Arlindo Fragoso, responsável pela criação do Instituto Politécnico da Bahia – IPB e da Academia de Letras da Bahia. No dia 20/03, às 19h, foi realizada a homenagem “150 Anos de Arlindo Fragoso – Construindo Sonhos”, na Escola Politécnica da Ufba, responsável pela iniciativa.

“Arlindo Fragoso lançou as bases da formação da Engenharia na Bahia. Ele também era cronista, jornalista, teatrólogo e boêmio”, conta o professor engº Caiuby Alves, presidente do IPB.

Além da palestra sobre seu legado, ministrada pelo professor e membro da Academia de Letras da Bahia, Guilherme Raddel, a ocasião também lançou o Prêmio de Inovação Arlindo Fragoso, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/BA.

Para o engº Hebert Oliveira, chefe de gabinete do Crea BA, relembrar os personagens que se destacaram na história da Engenharia é importante como referência de inovação e construção de um futuro melhor. “O objetivo é estimular os alunos a empreender e inovar. O Brasil precisa muito avançar nesse sentido. Em demais países os pesquisadores não estão apenas nas universidades, mas também em empresas construindo soluções inovadoras”, diz.

O evento contou com a participação do presidente do Senge BA, engº Ubiratan Félix, que destacou a importância de soluções inovadoras que visem o desenvolvimento sustentável das cidades. “Não há mais como desassociar o desenvolvimento e o meio ambiente. Precisamos de profissionais que busquem soluções para a escassez da água, os desafios do saneamento básico, da gestão de resíduos sólidos, da eficiência energética, da mobilidade urbana entre outros problemas sociais”, conclui.

Participação – Poderão participar do edital propostas inéditas que apresentem potencial de introdução no mercado ou que contenham alguma característica nova e diferente do padrão em vigor. Estudantes devidamente matriculados nos cursos superiores da área tecnológicas, vinculados ao Sistema Confea/Crea no Estado da Bahia (de instituições públicas ou privadas), e que tenham cursado pelo menos metade da graduação até o fim do semestre 2015.1.

As inscrições poderão ser feitas de 23 de março a 30 de maio. Os 10 melhores trabalhos serão divulgados no dia 30 de outubro e as premiações entregues no dia 11 de dezembro. Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível no site do Crea, imprimi-la, assiná-la e enviá-la ao Gabinete da Presidência do Crea-BA – Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas. CEP – 40243-620.

 

Fechar Menu