Nota do Senge-BA sobre as eleições do Sistema Confea/Crea

Nota do Senge-BA sobre as eleições do Sistema Confea/Crea

ELEIÇÕES SEM COVID E EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA E DA TRANSPARÊNCIA

O Sistema CONFEA/CREA é um “gigante”, disse recentemente o presidente em-exercício da entidade em um vídeo institucional. Com quase 1 milhão de profissionais registrados o Sistema que representam os detentores do saber tecnológico no Brasil insiste em fazer eleição no próximo dia 15 de julho de 2020 de forma presencial usando urnas de lona, em meio à pandemia do coronavírus.

Queremos revigorar a democracia participativa Sistema CONFEA/CREA. E por isso defendemos que essa eleição seja com voto eletrônico remoto pela internet.

Queremos transformar os computadores de mesa, smartfones e notebooks dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências em urnas eletrônicas. Possibilitar que os quase 30 mil profissionais registrados no CREA-BA tenham plenas condições de escolher as lideranças que levará o “gigante” para a modernidade do século 21 no pós-pandemia, sem riscos de contrair a Covid-19.

Queremos eleições pela internet em todo território nacional e baiano, sem aglomerações físicas e com a participação dos jovens e dos mais experientes.  É preciso se conectar com momento atual em que o país aprofunda o debate sobre democracia, transparência e liberdade e fazer a eleição com urnas de lona em apenas em 32 localidades distribuídas nos 417 municípios da Bahia vai na contramão dos anseios da sociedade.

Queremos eleição em dezembro de 2020 porque precisamos, acima de tudo, preservar a vida dos profissionais que mantém e contribuem financeiramente para o funcionamento do Sistema, dos seus servidores e seus familiares. Manutenção do voto presencial e das eleições em julho quando infelizmente as projeções indicam o aumento dos municípios atingidos e das pessoas contaminados e mortas é uma total irresponsabilidade e falta de compromisso com a vida.

Voto pela internet é garantir a democracia, a transparência e vida de todos os profissionais e servidores do Sistema CONFEA – CREA.

Engenheiro Civil Ubiratan Félix

Presidente do SENGE-BA

Fechar Menu