Presidente do Senge fala sobre impacto da crise da Petrobrás na Bahia

Durante entrevista concedida ao programa de rádio Momento do Trabalhador, da Rádio 100 FM, o presidente do Senge BA, engº Ubiratan Félix, falou sobre o impacto da crise da Petrobrás na economia baiana. “São três grandes empresas baianas envolvidas em casos de corrupção investigados pela Operação Lava – Jato. Agora elas estão sem receber recursos da Petrobrás, o que gera desemprego de muitos trabalhadores que prestavam serviços a essas empresas”, diz.

Ubiratan lembrou ainda dos momentos difíceis de mercado para a Engenharia, nos anos 80 e 90, que depois retomou o crescimento, a partir de 2002, quando surgiram políticas públicas voltadas para infraestrutura e habitação, através da implantação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. “Atualmente, no entanto, o mercado de trabalho sofre uma reversão e aumentou o número de engenheiros desempregados”, fala.

O engenheiro destacou a importância do Sindicato na proposição de políticas públicas, como as voltadas para habitação e prevenção de desastres naturais. “Aumentou o número de construções irregulares verticais, ou seja, erguidas com mais de um andar, sem nenhum cálculo estrutural. Essa mudança no padrão de ocupação resulta em maior risco de desmoronamentos, pois os terrenos muitas vezes não suportam carga”, explica.

Para ele, melhorar a fiscalização das habitações em situação de risco implica em ampliar o número engenheiros e arquitetos nos quadros técnicos do município e do Estado, além de respeitarem o piso salarial da categoria, para que as vagas se tornem atrativas aos profissionais.

Foi divulgado ainda o lançamento da cartilha Entendendo a Reforma Política no Brasil, que acontecerá no Plenário do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 26/05, e em Salvador, na Apub Sindicato, no dia 28/05.

A cartilha é mais uma ação de cidadania, de iniciativa do Senge BA e da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros – Fisenge, que contribui para o esclarecimento popular de um tema essencial para os rumos do país.