SENGE BAHIA recebe homenagem do CREA BA

No dia 12 de junho de 2023, o plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-Bahia, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23 de junho), prestou uma homenagem às entidades e Engenheiras que tiveram protagonismo Profissional, associativo ou social, na defesa de conquistas de espaço.

Uma das entidades homenageadas foi o SENGE Bahia, protagonista na adoção de critérios de gênero para composição da sua Diretoria Executiva e nas indicações para o Plenário do CREA-BA.

O SENGE-BA também foi destaque durante o evento por ser a entidade mais antiga registrada no CREA-BA a ser presidida por mulheres, fato que ocorreu em 2020 com a eleição da Engª Márcia Nori, após 84 anos de existência do sindicato.

A presidente Márcia Nori acumula em seu currículo as experiências de fundação do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – FISENGE, durante seu mandato como diretora da Federação, em 2008, e a fundação do Coletivo de Mulheres Maria Quitéria, realizada pelo SENGE-BA, em 2012. Também foi uma das coordenadoras das publicações “Cartilha dos Direitos da Mulher” da FISENGE, e “Pesquisa Mercado de Trabalho”, para os profissionais do Sistema Confea/CREA na Bahia e membra do Comitê Gestor do programa Mulher do CREA-BA representando as entidades.

Essa conquista do SENGE-BA é fruto de um trabalho realizado por uma equipe mista, composta por mulheres e homens, que juntos buscam combater a discriminação das mulheres nas mais diversas áreas de atuação.

A trajetória de Márcia Nori, marcada pelo enfrentamento e superação de preconceitos e adversidades, e seu protagonismo na discussão de gênero, foram fundamentais para que esta questão ganhasse a dimensão atual nas entidades sindicais, associativas e no Sistema Confea/CREA, fazendo da nossa presidente uma grande inspiração para a nova geração de Engenheiras Baianas.