Será que chegou a hora e a vez da mobilidade Ativa em Salvador?

Será que chegou a hora e a vez da mobilidade Ativa em Salvador?

Entrevista com Ubiratan Félix

SENGE-BA – Quem é Ubiratan Félix?

 Sou Engenheiro Civil, Diretor do SENGE-BA e Professor do IFBA.

SENGE- BA – Desde quando você usa bicicleta como meio de locomoção?

Bem eu sempre andei de bicicleta como atividade de lazer e como atividade física. A partir de março de 2020 com advento da pandemia comecei usar a bicicleta como meio de locomoção para ir ao supermercado, shopping Center, padaria, restaurante, Sindicato dos Engenheiros entre outros locais.

SENGE-BA – Quais as dificuldades de se locomover diariamente de bicicleta em Salvador?

Bem, na região que eu moro e realizo a maioria das minhas locomoções que é a orla de Salvador existe um trecho integrado de ciclovias e/ou ciclo faixas.

Porém em alguns trechos existem a interrupção da ciclovia, obrigando o ciclista a compartilhar o passeio e a pista de rolamento com pedestres e veículos.

É comum acidente provocado por motoristas que ao constatar o ciclista na “Pista de rolamento” aumenta a velocidade ou “tira fino” para amedrontar e demarcar o território como “propriedade privada do automóvel”.

Além disto, tem ciclistas que se comportam na ciclovia como se esta fosse uma pista de corrida andando em velocidade incompatível com via e aterrorizando os ciclistas que se locomovem em velocidade compatível que e estão pedalando com intuito de trabalho ou lazer.

SENGE-BA – E a segurança publica protege os ciclistas?

Este no meu ponto de vista é o maior problema existente hoje em Salvador, vejamos por que: Quem vai trabalhar de bicicleta muitas vezes leva uma mochila com roupa de trabalho, computador, marmita do almoço e etc.

Além disto, leva consigo celular, carteira, documento, cartão de credito e relógio. Isto torna ciclista que se locomove em atividades de trabalho ou compra um alvo preferencial para serem de vitimas de assalto.

É comum roubar os pertences dos ciclistas assim como a bicicleta.  A partir do dia 14 de março estarei ministrando aula presencial não farei percurso casa – IFBA – Casa de bicicleta porque minhas aulas ocorrem no turno noturno e tenho receio de assalto e/ou atropelamento.

SENGE-BA – Na realização de compras existe bicicletario para guarda das bicicletas?

Não. Este é o limitante para ida em padarias e farmácias. Em alguns Shoppings e supermercados existem bicicletario. Mas a quase totalidade dos estabelecimentos comerciais da cidade não possuem este equipamento. Ausência de bicicletario aumenta insegurança do ciclista pois não se tem a garantia de guardar a bicicleta em segurança  ocasionando uma limitação do seu  uso.

SENGE –BA – É viável andar de bicicleta em Salvador no cotidiano?

Sim, apenas como exemplo eu percorro de automóvel de Ondina a Pituba em 10 á 20 minutos a depender do fluxo de automóveis nas vias. De bicicleta eu gasto em torno de13 minutos que é um tempo similar a do automóvel com vantagem de não precisar me preocupar em localizar estacionamento. Para Bicicleta sempre tem espaço apesar da ausência do bicicletario.

SENGE-BA – Qual é a grande diferença de andar de bicicleta em relação ao carro?

Sensação de liberdade, sentir o cheiro do vento e do mar e a sensação do corpo mais relaxado.

Fechar Menu