XXV Semana de Engenharia Civil da UEFS

Por Fernanda Lima
Assessora de Comunicação do Senge BA

Realizada pelo grupo de formandos, a XXV Semana de Engenharia Civil da UEFS ( Universidade Estadual de Feira de Santana ),  dispõe de duas semanas de atividades, no período de 14 à 25 de Setembro de 2015. Este ano com o tema “A Engenharia dos Desafios: Planejamento, Inovação e Eficiência”, conta com a média de 150 participantes, que aproveitam o espaço acadêmico para debater diversas áreas de conhecimento científico com ênfase no ramo tecnológico. Através desse evento, estudante de engenharia tem a oportunidade de entrar em contato com profissionais atuantes, produtos e tecnologias, além de vivenciar momentos de confraternização na universidade.

IMG_5295(1)

Impermeabilização, topografia, crise hídrica e fibras naturais em estruturas, são alguns dos temas que os participantes estão tendo a oportunidade debater nas palestras. Temas que promovem o pensamento crítico desses estudantes sobre a importância do engenheiro na sociedade, já que assim podem sair da rotina da sala de aula. Segundo João Paulo Santos, estudante do 5° semestre de Engenharia Civil, as palestras trazem uma visão de profissionais agregando assim novos conhecimentos, “ Os debates nos atualizam sobre as tendências do mercado e quais situações nós, estudantes, podemos nos deparar no mercado” diz. Já os mini cursos, que são de especialidade técnica, como Auto Cad 2D e Alvenaria Estrutural,  faz com que possam aplicar a teoria na pratica. São de especialidade técnica e adicionam uma bagagem no decorrer da graduação.

IMG_5294(1)

Para a estudante de Engenharia Civil, Larissa Barreto, a presença do sindicato dos Engenheiros da Bahia no encontro fortalece os laços dos futuros profissionais com a sua entidade de classe, “ a presença do sindicato na vida acadêmica dos estudantes de engenharia ajuda na aproximação dos estudantes com a entidade sindical e com o mundo do trabalho, nos faz reconhecer nosso direitos e as reivindicações da categoria profissional. O Senge estudante é ponte para isso, já que é um elo entre a universidade e o mercado de trabalho” afirma.